Um dos recursos mais utilizados por educadores e apresentadores são os slides.
Como se tornou um recurso comum a todos às vezes a gente se esquece de pensar a construção de mensagens destes dispositivos de maneira que seja agradável para o educando ou expectador.
Quando pensamos em leitura agradável, funcional e de fácil compreensão para o usuário, estamos organizando nossa mensagem tendo como referência princípios de usabilidade.
Mas como podemos melhorar a usabilidade dos slides que produzimos?
O primeiro cuidado é não encher de o espaço de mensagem com textos em excesso. As pessoas com a preocupação de facilitar o entendimento de mensagens, enchem os slides com minúcias que não interessam para o momento.
Use então textos mais objetivos e se possível, trabalhe com tópicos em vez de utilizar textos comentados. As pessoas esperam os comentários feitos por você mesmo durante a apresentação. Se você começa a ler os conteúdos dos slides, estará comunicando em redundância, o que irá diminuir a atenção do leitor.
Mas eu não posso inserir textos longos nos slides?
Claro que pode. Crie dois documentos complementares: o primeiro será o slide-apresentação, que conterá mensagens em forma de tópicos, e o segundo será um slide-documento, em que você escreverá de forma comentada.
Mais não é possível escrever de forma comentada no slide-apresentação?
É claro, desde que sejam textos em que haja necessidade de reproduzir na íntegra a mensagem. Exemplos: textos de poemas, trechos de leis e citações em geral.
Ah, não esqueça:
Quando estiver utilizando os slides, evite ler tudo que está escrito, pois dá a impressão que você não se preparou de forma adequada para executar a aula ou se apresentar.
Outra coisa, você não vai derramar todo o conhecimento que você tem sobre as pessoas; sempre haverá alguma coisa que a gente poderá esquecer, pois somos incompletos, inconclusos e inacabados. Dê espaço para os outros pensarem também e fomente curiosidade sobre o tema que você está trabalhando: os slides não precisam ter 100% do conteúdo.
Dedique-se a construir seus próprios slides e depois peça a alguém para avaliar a comunicabilidade do material, pois quando você mesmo prepara o slides, está se dando uma chance de aprender mais.
Estude usabilidade e design com foco no usuário e aprenderá muito sobre como organizar mensagens mais eficazes.
Um exercício que ajuda muito é revisitar o material que fizemos e verificar se estão adequados ou há necessidade de melhorá-los.
Até a próxima!
Leia+
{Cultura} {Tecnologia} {Trabalho}
{Educação} {Comunicação} {Cinema}
#EducarNaPraxe
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
