Primeiro Ano E-Praxe

É tempo de festa no E-Praxe! Completamos um ano de publicações na WEB e para comemorar, apresentamos as dez publicações mais lidas durante o primeiro ano de nossa página. Muito obrigado, leitores! As dez mais lidas É lógico, meu rapaz! Aprender cultura organizacional com Mad Men A conversação como alicerce da prática pedagógica É horaContinuar lendo “Primeiro Ano E-Praxe”

Aprendizagem ativa necessita de ensino ativo

  E aí aparecem obras de didática em língua estrangeira exaltando as qualidades da aprendizagem ativa, e os educadores como todo bom consumidor começam a discutir as novas terminologias como se novidade fosse.   Educadores como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Álvaro Vieira Pinto e Anísio Teixeira já defendiam o papel ativo do aluno no processoContinuar lendo “Aprendizagem ativa necessita de ensino ativo”

Precisamos conversar sobre cinema e educação

Coisa gostosa é cinema. Sala escura, pipoca saborosa, aquele refrigerante… Mas nem sempre é assim que o cinema é visto na sala de aula. Geralmente filmes ou documentários são utilizados para os educandos realizarem em tarefa em que haverá avaliação sobre o conteúdo da película. Outras vezes o filme é fruto de escolhas dos educadores,Continuar lendo “Precisamos conversar sobre cinema e educação”

Para melhorar o repertório sociocultural do professor

Os educadores são muito cobrados para saber com proficiência os conteúdos aos quais se dispuseram a ensinar, além de outros conhecimentos de mundo favorecedores do processo de ensino-aprendizagem. Essa “cobrança” provoca ansiedade nos profissionais, pois são criadas expectativas de o professor ser um verdadeiro super-homem, mas educadores são pessoas comuns: incompletas inconclusas e inacabadas. MasContinuar lendo “Para melhorar o repertório sociocultural do professor”