Cresce o número de publicações em vídeo na internet. Plataformas como YouTube e Vimeo estão abarrotadas de tutoriais para áreas diversas do conhecimento.
E aí, educador? Vai ficar aí assistindo a tudo isso?
O educador não é nenhum Youtuber, mas precisa aprender os rudimentos de criação e edição de vídeos para ajudar os alunos a aprenderem mais.
Lembramos que o vídeo sozinho não dará conta das necessidades de aprendizagem dos educandos, mas, não podemos negar, são recursos tecnológicos que podem ser bem produtivos nas atividades de ensino-aprendizagem.
Os educadores também, quando têm condições, podem contratar um profissional da área (videomaker) para dar o suporte necessário para a construção de recursos educacionais em vídeos.
Porém é sempre bom aprender a utilizar ferramentas audiovisuais para produzir material didático de qualidade. Pensando nisto, apresentamos para vocês três aplicativos de primeira para ajudar no trabalho de construção didática.
Vamos lá?
A primeira ferramenta é o aplicativo Format Factory para Windows. O aplicativo é bastante versátil. Com ele você poderá converter vídeos, imagens e áudios, de forma rápida e segura. O bom é que os arquivos criados mantêm um bom nível de qualidade.
Além disto é possível fazer conversões de documentos para o formato PDF e fazer fusão de vídeos. Que beleza!
Outra característica do produto é a possibilidade de os arquivos convertidos ficarem no formato mais compacto, o que facilita o transporte de mídias.
Nas produções audiovisuais aqui no E-Praxe, a gente cria os vídeos no Camtasia para MAC OS ou no Movavi Screen Capture Studio para Windows e depois faz a edição final no Format Factory.
Por falar em Movavi, aqui está outra ferramenta feita para uso em educação. Com ele é possível gravar a tela (com o som) do computador e criar aulas bastante criativas. Também é possível gravar áudios do microfone e capturar vídeos da webcam. A criatividade do educador é o limite para a construção do material didático.
O Camtasia funciona no Windows e no MAC OS. O E-Praxe optou pela versão no MAC OS porque a infraestrutura de hardware da Apple é muito robusta, e a gente consegue fazer videoaulas com muita qualidade.
Movavi e Camtasia são utilizados aqui na Praxe indistintamente; depende do tipo de trabalho que será realizado. Os dois são ótimos. Fique de olho para quando houver promoções para você adquirir o seu.
Alguns avisos:
- Olha, o melhor aplicativo do mundo não fará de nós nenhum criativo na produção de vídeos. Precisamos estudar as ferramentas com afinco, pois quanto mais conhecemos o instrumento de trabalho, mais possibilidades abrimos para que a nossa criatividade floresça.
- O vídeo é um dos recursos de aprendizagem que podemos utilizar. Não vamos reduzir nossas atividades didáticas ao compartilhamento indistinto de videoaulas. O que há em excesso cansa.
Nos sites das empresas proprietárias dos aplicativos há muita informação sobre o funcionamento das ferramentas. O negócio é praticar bastante, experimentar e perguntar a opinião da turma sobre a qualidade dos vídeos produzidos.
Até a próxima!
+Informações
+Informações
Leia+
{Cultura} {Tecnologia} {Trabalho}
{Educação} {Comunicação} {Cinema}
#EducarNaPraxe
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
