O que me chamou a atenção na série Freud não foi a sequência sobre o Complexo de Édipo, em que o psicanalista entra em processo de amadurecimento pessoal e profissional e busca emancipar-se diante da vida.
Não foi também a bem articulada sequência de temas sobre os pontos centrais da concepção de psicanálise trabalhada por Freud.
As cenas picantes da série são impressionantes também não se revelaram primordiais para assistir à peça imagética.
Apesar das fortes cenas que giravam entre o sobrenatural e a dissimulação, isto não me causou tanto impacto.
Não sentir impacto também com a jornada de libertação do protagonista das grades psíquicas da trindade paterna representada pelo pai biológico, pelo pai-mentor intelectual e pelo pai-opositor do cientista.
O que mais me impressionou foi justamente a determinação do pensador para estabelecer novo paradigma nas ciências, inaugurando uma forma diferenciada de estudar a psique humana, não mais presa somente às dimensões fisiológicas que até então vigorava.
Na série, Freud inicia uma jornada de aprendizagem e de busca de identidade diante do estabelecido, dos paradigmas existentes, instituindo um novo olhar sobre a psique humana ao discutir temas como histeria, trauma, sonambulismo, totem e tabu, desejos, regressão, catarse e supressão.
As ideias do pensador não eram benquistas na época, o que lhe causou muita dúvida quanto à continuidade da produção intelectual que teria de construir, mas que, ao mesmo tempo, o motivou a produzir um conjunto singular de conhecimentos a respeito da alma humana.
No mínimo a série servirá de inspiração para que haja novas leituras sobre o pensamento de um dos grandes cientistas das humanidades no século XX.
Vai assistir? Você decide.
Vai assistir? Você decide.
O quê? Freud
Que é isto? série de TV
Quem dirigiu? Marvin Kren
Qual a origem? Áustria
Onde assistir? Netflix
Até a próxima!
Leia+
{Cultura} {Tecnologia} {Trabalho}
{Educação} {Comunicação} {Cinema}
#EducarNaPraxe
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
