Uma jornada cheia de rastros

Uma jornada cheia de rastros
Uma jornada cheia de rastros

De dentro de casa sou observado por uma multidão de internautas. Muitos deles eu nem conheço e, provavelmente, jamais vou conhecer.
Meus rastros vão ficando pelos caminhos dos territórios digitais. Basta alguém procurar pelo meu nome na Rede, e um número incontável de dados ficarão disponíveis sobre quem eu sou, o que faço, minhas preferências, minhas controvérsias. Sou um livro aberto com capa escancarada.
Vez por outra recebo e-mails de usuários maliciosos que possuem meu nome completo e CPF. Alguns usuários, depois de se apropriarem dos meus dados, fazem ligação me procuram oferecendo empréstimos em conta, cartões de crédito e outras coisas mais.
Existem sites especializados em capturar informações do currículo da plataforma Lattes, para expor nosso histórico escolar e vida profissional. Às vezes sou apanhado de surpresa com a oferta de um produto que procurava há algum tempo. Como eles sabem de tantas coisas?
Os cookies, que não são nenhuma massa de bolo, capturam cada endereço que visito. Eles registram gostos, desejos e desafetos de cada pessoa na Internet. Assino termos de serviços de internet quase diariamente. Ah, aquelas letras miúdas me cansam. Preciso conseguir logo as informações!
Antigamente eu preenchia formulários sobre meus dados demográficos; hoje, enquanto registro meus dados demográficos em um formulário eletrônico, um algoritmo captura meus dados pós-demográficos: todos os meus comportamentos dentro do mundo digital.
Os filmes de ficção científica não me atraem mais como antes. Eles já não conseguem prever nada! Ninguém acredita mais em ficção e fantasia, agora, a realidade é que é científica e não precisamos mais de filmes ou quadrinhos.
Eu já não preciso contar minha própria história, quando algum artefato pode fazer isto para mim, e sem esquecer de nada.

Agora sou um homem de rastros que vão se formando a cada segundo de existência na Internet. Assim vou vivendo, espreitado, perscrutado, no meio de múltiplos espelhos a me dizer quem eu sou, o que faço e o que desejo e para onde vou.

Até a próxima!



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.