
Assim como Machado de Assis está para a Literatura como um intelectual fundamental para a cultura brasileira, Paulo Freire está para a educação. Freire foi um ensaísta em essência. Escreveu com significantes livres e poéticos, articulando-os a significados tratados com rigorosidade, que o aproximava dos filósofos, dos cientistas e dos artistas. Ele foi um intelectual de múltiplas faces. Daí a dificuldade de classificá-lo a grupo de pensadores específicos.
Durante 2021, escreveremos sobre essas múltiplas faces de Freire, abordando assuntos ao qual Paulo Freire se vinculou durante a jornada aqui na terra como homem pensante e, acima de tudo, educador.
Desta forma teremos neste ano do centenário de Paulo Freire textos sobre a obra do grande ensaísta, abordando temas como ciências, filosofia, artes, comunicação, técnicas, alfabetização, educação, linguagem, política, dialética e dialogia, todos esses reportando a algum momento da vida intelectual do educador brasileiro.
Enquanto vocês aguardam os textos mensais, listamos abaixo os livros de Paulo Freire que servirão de base para os pequenos artigos que serão aqui lançados.
Não acreditem no que escreverei aqui nos próximos meses. Vá às fontes. Leia Paulo Freire.
Enquanto vocês aguardam os textos, listamos abaixo os livros de Paulo Freire que servirão de base para os pequenos artigos que serão aqui lançados.
Obra e editora- Paulo ao vivo, edições Loyola
- Cartas à Cristina, Paz e Terra
- Medo e ousadia, Paz e Terra
- Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra
- Educação como prática da liberdade, Paz e Terra
- A importância do ato de ler, Cortez
- Educação e mudança, Paz e Terra
- Pedagogia da Autonomia, Paz e Terra
- Ação cultura para a liberdade, Paz e Terra
- Por uma pedagogia da pergunta, Paz e Terra
- Extensão e comunicação?, Paz e Terra
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.