
O estudante entra em uma instituição de ensino superior e, acostumado durante o ensino médio a memorizar dicas para passar no vestibular, depara-se com a exigência de ter de aprender a pesquisar. E quanto mais esse estudante avança nos estudos e envereda na pós-graduação, mais ele tem de produzir conhecimento seguindo referenciais científicos.
Isto é uma dor de cabeça para as pessoas que se acostumaram com atividades de ensino e aprendizagem que valorizam a memorização e a obtenção de notas “ótimas” para conseguir um diploma.
Mas a pandemia tem nos ensinado muita coisa, e uma delas é a da necessidade de o Brasil formar mais pesquisadores, desenvolver seres pensantes, menos copistas e mais criadores. E este é um desafio para agora.
No mercado dos livros, a gente encontra muitas obras que abordam a questão da metodologia científica, mas muitas delas se dedicam a trazer regras de como o iniciante em pesquisa deve proceder ou trazem um conjunto de concepções metodológicas como se fosse uma enciclopédia das ciências, tornando os livros mais parecidos com manuais técnicos.
É preciso que o estudante acesse textos que discutam as diversas formas de construção científica, levando em conta como a gente organiza o pensamento e constrói argumentos científicos. Livros assim seriam contributos importantes para um desenvolvimento crítico dos aprendizes de ciência.
No âmbito das ciências sociais, Howard Becker nos oferece uma obra de leitura acessível, mas que não é muito fácil de ser compreendida, sobre a prática e a teoria da pesquisa. Em Segredos e truques da pesquisa, Howard discute em clima leve questões que ajudam no desenvolvimento do raciocínio científico de forma clara e objetiva.
E o leitor não se engane com o título do livro que contém termos como “Segredos e Truques”, o que na verdade acontece na obra é uma discussão bem fundamentada, com bastante exemplos, sobre o fazer científico com rigor nas áreas de ciências sociais.
No livro Howard trata de questões como Representações, Amostragens, Categorias e Conceitos, tão necessários ao trabalho de construção científica, além de discutir a questão da lógica na organização do pensamento para que se possa produzir conhecimento científico organizado.
O livro é bem dialógico. Howard conversa com o leitor, apresenta problemas e discute as questões que atravessam a vida do estudante que deseja conhecer como atuar na ciência. Tudo isto como se tivesse contando histórias, uma viagem prazerosa nos modos de fazer ciência.
A experiência de Becker como cientista social facilita a abordagem dos diversos casos analisados. O autor tem muita facilidade em apresentar casos experimentados por ele, bem como situações vivenciadas por outros cientistas das áreas de ciências sociais.
Fazer ciência em países como o Brasil não é fácil. Fazer ciência nas áreas sociais, muito menos fácil ainda, pois são as áreas que menos recebem incentivos financeiros do Estado brasileiro.
O livro Segredos e truques de pesquisa se insere como um tipo de leitura mais do que recomendável para os que desejam aprender mais sobre como fazer ciência nas áreas sociais. É para ler, pensar e, caso deseje, agir.
Até a próxima!
Sobre a obra
O que é? Segredos e truques da pesquisa (livro)Quem escreveu? Howard S. Becker
Quem editou? Zahar
Qual o título original? Tricks of the trade (How to Think about Your Research While You’re Doing It)
É de qual ano? 2007
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.