Navegando nas águas do Opará

Navegando nas águas de Heloá
Navegando nas águas de Opará

Tanto barulho aí fora
Aqui dentro, silêncio

Héloa e Luedji Luna

A pandemia me tirou muitas coisas: pessoas próximas se foram, tenho de ficar em casa, quando saio tenho de usar máscara e minhas mãos já estão desbotadas de eu desinfetá-la tantas vezes no dia com esse álcool em gel.

Mas uma coisa a pandemia ainda não conseguiu me tomar. Foi a noção, mesmo que caótica, do tempo. Todo dia olho para o tempo. Essa entidade tão difícil de a gente lidar. 

E foi em um domingo desses que senti o tempo fugindo de minhas mãos. Já tinha feito tantas coisas, e o tempo insistia em se mostrar como rotina e cotidiano. Há momentos em que a novidade nos fortalece e nos faz continuar a viver.

Lembrei de Héloa. Durante algum tempo, procurei alguma música dela no celular, depois resolvi ir atrás de algum videoclipe da cantora na Internet. Encontrei então o vídeo Héloa – Opará Acústico com Webster Santos, um show em forma de live que ela gravou com as músicas do disco Opará.

Antes de comentar a live, preciso dizer algo sobre Héloa. Ela é uma afro-sergipana, filha de Oxum. Ela não teme nem água salgada nem água doce, pois sabe navegar entre as fortes correntezas do rio e as ondas turbulentas do mar. Ela é multidiversidade: atriz, cantora, diretora e bailarina.

Sem ser panfletária, mas filosófica e religiosa, ela exalta a natureza do rio São Francisco e tece ritmos ribeirinhos nos chamando para a celebração do que as águas nos oferecem e não sabemos como aproveitar.

Na live, tecidos brancos desfilam no palco em consonância com as músicas que estão sendo cantadas, em um jogo de luzes que insiste em acompanhar a voz da cantora, uns sussurros me acalmam e me tranquilizam.

O que Héloa faz no show é religar o nós à natureza, tornando o espetáculo um reencontro de vertentes afro e indígena que povoam a cultura brasileira. 

Héloa não somente canta, ela faz pequenos gestos seguindo o ritmo da música. São movimentos solenes, tendo o corpo no centro e os braços em movimentos sincopados, com leveza para que não nos dispersamos do rito musical. 

No acompanhamento e na direção musical um violeiro batuta, que reconhece os acordes necessários para dar luz ao espetáculo anunciado pela cantora brasileira. Com você: Webster Santos.

Olha, mesmo em um domingo à tarde, havia muita zoada ao redor. A pandemia trouxe consigo muitos barulhos interiores, que desestabilizam as praças, as ruas e os lares. Mas aquele barulho de fim de tarde não conseguiu me tirar o centro e pude curtir os sopros musicais que Héloa consegue fazer tão bem. Foi um momento muito belo.

Depois do show percebi que retomar o próprio tempo é coisa para cada instante em que vivemos.

Até a próxima!


Sobre a obra

O que é? Héloa – Opará Acústico com Webster Santos {live}
Quem dirigiu? Webster Santos
Quem interpretou? Héloa e Webster Santos
De que ano foi? 2021
Quanto tempo durou? 49:08 h
Onde posso assistir? <a href="https://youtu.be/VxE-gc4-P20
/” style=”text-decoration:none;color:red;”>Héloa – Opará Acústico com Webster Santos


Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.