
Resistência, fé, esperança e amor foram algumas das ideias trazidas pelos estudantes da disciplina e da extensão Polêmicas Contemporâneas no encerramento do semestre 2021.1 no dia 7 de junho de 2021.
O Polêmicas é uma realização da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no semestre 2021.1 contou com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Polêmicas Contemporâneas é um componente curricular oferecido pelo Departamento 2 da Faculdade de Educação para todos os cursos da UFBA desde o início da década de 2000.
Para o primeiro semestre de 2021.1, Polêmicas foi oferecido em forma de disciplina pela UFBA e em forma de extensão pela UFS. A organização de Polêmicas é feita pelo GEC (Grupo Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias). A coordenação dos eventos foi feita pelos educadores Nelson Pretto, pela UFBA, e Sule Sampaio, pela UFS, com a ajuda dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA.
Polêmicas busca participar da formação cidadã dos estudantes e discutir temas relacionados a problemas atuais pelos quais a sociedade brasileira esteja passando.
O encerramento de Polêmicas contou com a presença de uma diversidade de representantes da sociedade brasileira, trazendo reflexões inerentes ao contexto pelos quais passamos na pandemia do coronavírus.
A partir da pergunta “Qual a nossa resposta a essa tristeza?”, os estudantes puderam pensar sobre as questões sociais de nosso tempo, tendo a arte como um dos alicerces.
Polêmicas é uma forma de juntar no mesmo espaço integrantes de diversas áreas do saber como artistas, intelectuais, educadores, estudantes, trabalhadores, representantes do Estado e demais segmentos da sociedade.
A atividade acadêmica prioriza a utilização de softwares livres. A plataforma onde os estudantes participam dos fóruns e acessam os recursos educacionais abertos é do Moodle; os áudios são editados no Audacity; as transmissões dos debates foram realizadas na plataforma MCONF, uma solução tecnológica criada em universidade pública; o material de divulgação das atividades foi construído no Inkscape, um esforço conjunto do grupo para dar mais segurança aos dados dos participantes do evento e promover independência quantos aos usos de recursos tecnológicos.
Até a próxima!
Navegue+
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.