
Dia 21 de outubro de 2021, o Instituto Paulo Freire (IPF) promoveu a Live de Lançamento do E-Book do Curso Mestres do Amanhã – Edição 2021. O e-book contém artigos que foram produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire (turmas de 2020 e 2021) e teve a organização de Janaina M. Abreu e Paulo Roberto Padilha.
No e-book o leitor encontrará discussões a partir da filosofia de Paulo Freire em torno de temas como currículo, avaliação, linguagem, cidadania, formação de educadores, tecnologias, gestão pública, educação física, ecopedagogia, escrita, trabalho, política, educação popular, extensão universitária, artes, cultura, uma obra transdisciplinar que traz o vigoroso pensamento do patrono da educação brasileira.
Neste centenário de nascimento de Paulo Freire, o livro é um convite para a continuidade das ideias de Freire na educação deste milênio e dos próximos milênios na perspectiva de promover os mestres do amanhã.
Também colaboramos com a escritura do livro com a publicação do artigo Interlocuções entre a Pedagogia da Autonomia e a cultura hacker e trouxemos o resumo do artigo para o leitor apreciar um pouco o que foi discutido no texto.
Resumo do artigo Interlocuções entre a Pedagogia da Autonomia e a cultura hacker
O artigo analisa a obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, quanto a práxis educacionais que defendem a convivência com liberdade de expressão para toda e qualquer pessoa, o direito à privacidade como fundamento das relações sociais e a autonomia como elemento fundante do desenvolvimento humano. A abordagem é baseada em estudo teórico, por meio de pesquisa bibliográfica que se circunscreve à concepção de educação na perspectiva da cultura hacker, com base em Peka Himenam e Nelson De Luca Pretto, e aos pressupostos filosófico-educacionais de Paulo Freire, a partir das ideias: Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando, Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível, Ensinar exige curiosidade e Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. A partir da análise feita, foi possível observar aproximações entre a concepção de educação em Paulo Freire quanto à Pedagogia da Autonomia e os modos de produzir cultura na perspectiva hacker.
Leia o e-book Mestres do amanhã: fazedores do futuro
Assista ao vídeo de lançamento do e-book Mestres do Amanhã.
Até a próxima!
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Orcid de Cleonilton Souza