
Flusser 101 anos
O ano de 2020 foi demarcado pelo advento da pandemia do coronavírus, o que influenciou sobremaneira na realização de eventos sobre questões sociais relevantes da cultura brasileira.
Um evento não realizado a contento foi o de celebração dos 100 anos de nascimento do filósofo Vilém Flusser. E Flusser merecia uma celebração multifacetada, transpassada por homenagens em diversas áreas do conhecimento, afinal de contas o filósofo se movimentava intelectualmente em diversa área do saber humano, discutindo temas como comunicação, técnica, fotografia, gestos e história da cultura de maneira tão integrada que se torna difícil lê-lo tentando particionar o conhecimento em disciplinas ou em fragmentos do pensamento.
Em Flusser a totalidade e as especificidades eram interligadas. O farol de Flusser era a realidade, mesmo quando ele construía abstrações. Flusser elaborou um arcabouço epistemológico de difícil compreensão para a época em que ele mais produziu (1960-1990), pois as discussões levantadas por ele diziam respeito ao futuro, a algo que estava próximo do humano, mas como realidade nova e que era de difícil compreensão.
Para Flusser a política não poderia ser estudada como dantes, assim como não poderia ter o mesmo tratamento de análise a dimensão comunicacional. Essa posição intelectual suscitou estranhamentos entre os pensadores da época em que o filósofo viveu.
Vejamos algumas ideias concebidas por Vilém Flusser, que hoje parecem de fácil entendimento, mas que pareciam de difícil compreensão nas últimas décadas do século XX.
Uma ideia-chave no pensamento de Flusser era sobre Imagem Técnica, uma imagem criada por objetos técnicos, não mais pelos humanos, uma imagem de um contexto Pós-Histórico, que se situava além do período histórico da escrita. Ele já sinalizava que tais imagens inaugurariam novas formas de produção de cultura.
Flusser também já dissertava sobre os Aparelhos, esses objetos técnicos que fazem parte da nossa vida cotidiana e são responsáveis pela criação das referidas imagens técnicas. Os aparelhos, constituídos de hardware e software, são objetos da Pós-História também.
Dessas concepções surge a ideia de um Mundo Codificado, organizado por autômatos e regido por Códigos Digitais, que são utilizados para simular o pensamento humano.
Com a concepção sobre os códigos digitais advém uma nova ideia: a de Prescrições, os modos como se darão as formas de comunicação entre os humanos e os objetos técnicos no novo sistema de codificação/decodificação.
Se existe um novo modo de codificação seria preciso pensar novas formas de Decifrações, e Flusser não se perde na obviedade da simples decodificação e concebe que o ato de decifrar poderia assumir dimensões distintas como a de uma simples descrição do código, de um alinhamento à lógica do processo de codificação, como também de uma subversão à lógica codificadora.
Essas são ideias inovadoras para o contexto do final do século XX quanto ao relacionamento humano-técnica em pleno advento de propagação da computação no ambiente doméstico.
Por fim, Flusser concebe a ideia da Transcodificação, uma nova epistemologia a ser construída para lidar com o novo código, código este que alicerçava a existência dos novos aparelhos na época. A ideia da transcodificação, defendida pelo filósofo, não é apenas um construto epistemológico, mas é também uma iniciação a uma abordagem metodológica para dar conta de aproximar o humano da linguagem constitutiva dos aparelhos e poderá servir de base para a elaboração de abordagens educacionais que promovam a cidadania das pessoas.
Em vez de fragmentar o pensamento em disciplinas, é necessário, com Flusser, transdisciplinar, ou seja, atravessar o conhecimento por meio de diversos olhares, a fim de não se subjugar à superfície e mergulhar em profundidade no real.
Chegamos ao ano de 2021 e podemos celebrar os 101 anos de nascimento de Flusser como pensador singular do século XX, um perscrutador do presente que olhava para o futuro.
Até a próxima!
Trabalho licenciado com Creative Commons![]()
Contatos
E-mail✉ Orcid ✅ Lattes ⏹ Instagram 😀 Spotify 💽
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
