
A Biblioteca Comunitária Espaço Aroeira é um ambiente de incentivo à leitura e aproximação das pessoas.
A biblioteca faz parte do Espaço Aroeira, uma iniciativa que juntou empreendedores preocupados com a integração do humano com o ambiente e o transcendente, ou seja, lá a sustentabilidade é o alicerce para a convivência, e o comércio assume uma identidade mais humanizada.
Fundar e gerenciar uma biblioteca é um desafio para estes tempos febris de textos e vídeos curtos, onde as selfies são mais importantes do que o aqui e o agora face a face.
Mas os organizadores não se inibiram com as dinâmicas da sociabilidade do digital, em ritmo cada vez mais acelerado, e convidaram os leitores (há um leitor em cada um de nós) para viver em outra velocidade, mais lenta e mais curtida.
A Aroeira então invadiu as mídias sociais digitais e o mundo dos likes e das fotos, provocando o povo com textos, cartazes e vídeos sobre o prazeroso mundo da literatura.
A ideia é dialogar com toda a gente e propor desafios de leitura e trocas de experiências leitoras a cada postagem.
Até o início de novembro a página da Biblioteca no Instagram continha 107 publicações, interagia com 207 seguidores e seguia
140 internautas. Tudo isto no curto espaço de tempo de dois meses, pois a primeira postagem da página foi em setembro de 2021. Haja fôlego para tanta publicação prazerosa sobre leitura, livros e leitores.
A filosofia da Biblioteca é trocar, pegar, doar, ler e fazer circular livros de literatura.
Todos esses gestos de trocar, pegar, doar, ler e fazer circular dão suporte para os organizadores da Biblioteca formarem o acervo de livros local, repassar livros para escolas públicas, trocar livros nos sebos e provocar os leitores para a desafiante jornada de leitura.
Conversei com Ana Cláudia, uma das organizadoras da Biblioteca Aroeira, e veja o que aconteceu:
***
EPraxe: quem é Ana Claudia?
Ana Cláudia: cearense da gema. Mãe da Marianah e do Antonio José. Mestra em Psicologia clínica. Atravessada pelo saber psicanalítico. Trabalho com Gestão de Pessoas no BB e desde junho/21 realizo um trabalho voluntário na biblioteca do Espaço Aroeira.
EPraxe: quem é Ana Claudia na Biblioteca?
Ana Cláudia: no espaço físico da Biblioteca sou uma espécie de coordenadora, faxineira, decoradora e no espaço virtual sou criadora de conteúdo para o perfil do Instagram. Digo coordenadora, pois como não sou bibliotecária, acredito ser este o nome que mais se aproxima do que faço.
EPraxe: o que move Ana Claudia a trabalhar na Biblioteca?
Ana Cláudia: minha antiga e eterna paixão pelos livros. O livro como objeto em si e o conteúdo dos quais eles são portadores. Outra motivação são as conversas. Que maravilha, falar sobre livros, indicar uma leitura, trocar percepções.EPraxe: que dificuldades você tem encontrado para levar o projeto à frente?
Ana Cláudia: preciso me organizar melhor para fazer tudo que quero, como grupo de leituras, encontros literários entre outros eventos. E agora o número de livros para ler aumentou infinitamente, então o tempo passou a ser uma questão.
EPraxe: que significado tem a leitura para você?
Ana Cláudia: a leitura sempre foi para mim lugar e tempo de alargamento da alma. O silêncio cheio de vozes, as inúmeras paisagens, as viagens no tempo me fizeram ver a vida e as pessoas de uma maneira mais ampla e quiçá mais profunda. Eu leio porque tenho prazer na leitura, acho que esse é um ponto fundamental.
Pois é, gente, uma entrevista poética. Ana Cláudia foi contaminada pelo vírus bom da arte literária.
***
Se interessou pela Biblioteca do Espaço Aroeira? Instagram Facebook Site
Funcionamento Segunda a sábado, das 9 às 18 horas Domingos, das 9 às 13 horas
Sede
Setor de Habitação Individual Norte Área Especial nº 3 Loja Nº 2, Pólo Verde, Lago Norte, Brasília, DF, 71503-700.
Até a próxima!
Trabalho licenciado com Creative Commons![]()
Contatos
E-mail✉ Orcid ✅ Lattes ⏹ Instagram 😀 Spotify 💽
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
