
Existe uma tendência de ver a teoria e a prática como coisas separadas, principalmente quando a pesquisa tem origem em ciências sociais. Mas teoria e prática precisam andar juntas na jornada de pesquisa, e é isto que argumenta o livro Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. O livro traz contribuições de pesquisadoras e pesquisadores, que se debruçaram em estudar a praticar a análise crítica de discurso (ADC), ao discutir aspectos da prática de pesquisa em discursos para um público mais abrangente, tendo como eixo o discurso inserido em práticas sociais. Isto em uma linguagem acessível a não-linguistas, sem perder o rigor que toda abordagem metodológica precisa ter. Assim, a obra abre espaço para que pesquisadores de áreas que não sejam da linguagem possam também ter a análise de discurso como alicerce da pesquisa científica.
O livro foi elaborado a partir de duas dimensões: teoria e método. Na primeira parte os autores exploram as bases teóricas da abordagem metodológica e alguns dos conceitos-chave que sustentam a referida teoria. Também há uma contextualização histórica da análise de discurso crítica e uma discussão sobre discurso e prática social.
Já na segunda parte, a do método, os autores abordam as categorias de análise da abordagem, discutem especificidades da análise de discurso crítica no âmbito da análise da mídia e analisam os possíveis entrelaçamentos entre a análise de discurso crítica e a etnografia. No final há um texto bem comentado sobre questões da análise para as práticas do dia a dia para quem tem interesse em trabalhar com análise de discurso crítica.
Os textos são autônomos e podem ser lidos em qualquer ordem, a depender da expectativa e experiência de vida do leitor, mas a autonomia não impede que haja uma conversa entre todos os autores quanto ao tema maior de análise de discurso crítica, o que faz do livro uma leitura agradável, prazerosa mesmo, e de muita aprendizagem.
Vou deixar aqui um aperitivo para quem ainda está em dúvida sobre a leitura do livro:
Sobre a obra
O que é? Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistasQuem organizou? José Ribamar Lopes Batista Jr., Denise Tamaê Borges Sato e Iran Ferreira de Melo
De qual editora? Parábola
Quem escreveu? André Ricardo Nunes Martins, Décio Bessa, Denise Silva Macedo, Denise Tamaê Borges Sato, Iran Ferreira de Melo, Josenia Antunes Vieira, José Ribamar Lopes Batista Jr., Luciane Cristina Eneas Lira, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Regysane, Solange de Carvalho Lustosa e Solange Maria de Barros
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Orcid de Cleonilton Souza