
Depois de dois longos anos distante das telas e dos sons estéreos das salas de projeção, fui ao cinema. Com a pandemia, o isolamento foi o caminho mais indicado e, no dia a dia, meu contato com pessoas se restringiu a somente ficar com a família e conversar com parentes e amigos mediado por tecnologias. Não foi fácil!
O medo do contágio pelo coronavírus trouxe novos hábitos: distanciamento, uso de máscaras, higiene das mãos… Mas todo hábito cansa, e eu já estava exausto de tanto esperar para ir à rua, ver as pessoas, mesmo que de longe.
Dias atrás decidi ir a uma sala de cinema que tivesse menos fluxo de pessoas e me deslumbrei com a sensação de estar na sala escura, sentindo o mundo atravessando a imaginação em uma aventura há muito não vivida.
Que bom!
Estava ainda cheio de cuidados e preocupações, mas confiante em melhores dias, afinal de contas, precisamos aproveitar a vida com os outros, enfrentando as adversidades que aparecem.
Naquele momento não era necessário que o filme fosse um clássico, poderia ser comédia, terror, suspense, o que importava mesmo era retomar a vida cotidiana e curtir a ida ao cinema como uma oportunidade de lazer. Na sala escura mergulhei na narrativa como um monge em meditação, as imagens que vinham à cabeça eram de um pássaro que saiu da gaiola depois de muito tempo preso e que só desejava voar. E assim a imaginação deu o primeiro sobrevoo.
Sem ir ao cinema desde o início de 2020, já havia desacostumado com o telão, parecia que era a primeira vez que me deparava com uma sala de arte. Percebo que momentos assim são como um elixir que vai prolongar um pouco mais o viver, o viver prazerosamente.
De agora em diante virão os momentos de adaptação: pesquisar salas mais vazias, lembrar do comprovante de vacinação e ir ao encontro dessa arte maravilhosa. O momento foi tão significativo que pus fotos com minhas imagens nas redes sociais, coisa que não costumo fazer.
Até a próxima!
Trabalho licenciado com Creative Commons![]()
Contatos
E-mail✉ Orcid ✅ Lattes ⏹ Instagram 😀 Spotify 💽
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
