Multiplicidade musical em 2022

Multiplicidade musical em 2022

O ano de 2022 traz a lembrança de dois eventos relevantes para a história do Brasil. O primeiro é o bicentenário de independência do Brasil, que precisa suscitar discussões sobre até que ponto um estrangeiro-colonizador proclamou em São Paulo a independência política do Brasil, enquanto os brasileiros ainda continuavam lutando pela independência do país até 1823, e é por isto que na Bahia o 2 de julho de 1823 é reconhecido como o ano genuíno da independência do país. Mas isto demandaria uma longa discussão que não cabe aqui nesta pequena postagem.

O segundo evento é o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, quando cidadãos brasileiros, mais ligados às artes, partiram para protestar e reivindicar para o país uma independência cultural, de valorização do criativo que aqui era produzido e contra a produção cultural enviesada pelo ideário europeu tão comum no início do século passado. Era necessário produzir referenciais próprios de brasilidade: este é o ponto forte do movimento. 

Sobre a Semana de Arte Moderna, a plataforma HBOMAX lançou a série musical 2022, um evento em três atos, que faz uma bela homenagem à Semana, com um conjunto de músicas apresentadas em novos arranjos.

Não vá o leitor imaginar que as músicas são as maiores músicas do cancioneiro popular brasileiro de todos os tempos. Na série você poderá apreciar uma homenagem a um momento histórico da cultura artística brasileira. As músicas são para ouvir e curtir um momento singular de nossa história depois de 1922, apresentando o legado da música brasileira para nossa história.

A terceira parte do evento é dedicada a retratar um pouco do que fora os bastidores de realização do musical, uma coisa difícil de se ver em plataformas digitais, em que trailers, resumos e making off sempre ficam em segundo plano. Ah, que saudades dos DVD que vinham com making off primorosos.

As parcerias nas interpretações foram muito boas, como em Olodum, Carlinhos Brown e Mateus Aleluia, Perícles e Maria Gadú, Pepeu Gomes, Davi Moraes e Luiz Caldas e outros mais.

Que outros eventos do gênero sejam lançados pelas plataformas de vídeo durante o ano de 2022.

Até a próxima!


Trabalho licenciado com Creative Commons

Creative Commons License 

Contatos

E-mail✉ Orcid ✅ Lattes ⏹ Instagram 😀 Spotify 💽

Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.