A jornada de aprendizagem da língua portuguesa

A jornada de aprendizagem da língua portuguesa

Texto..

O livro Aula de Português – encontro & interação estava guardado na estante havia tempo. Folheava páginas, relia as orelhas e capa de fundo e nada! Até que por questão de trabalho, tive de lê-lo para entender melhor umas questões que estava estudando.

Eu sabia da qualidade do livro, mas sempre postergava a leitura, até que as obrigações laborais fizeram com que a obra se transformasse em primeira prioridade de leitura e pesquisa. Isto já deve ter acontecido também com você, caro leitor. 

Quando, enfim, comecei a leitura do texto, fui arrebatado por um processo de ler, anotar, reler, olhar para a minha realidade de escrita e consultar outros livros para ampliar conhecimentos. 

O livro foi escrito pela professora e pesquisadora Irandé Antunes  Ela é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco e docente da Universidade Estadual do Ceará. Pois é, ela não para. 

Aula de Português é um trabalho conversacional sobre o processo de escuta, escrita, fala e leitura, uma aproximação com a língua portuguesa na inteireza. O texto busca criar em nós autonomia na interação textual, fazendo a gente refletir sobre as dinâmicas do ensino e da aprendizagem da língua materna.

O livro é um misto de abordagem teórica com narração de experiências, provocando debates de questões da língua portuguesa e apontando as implicações pedagógicas das referidas questões. Nos textos o leitor navega pelas ondas da oralidade, da escrita, da leitura e da gramática, mergulhando em um trabalho que prima pelo rigor, mas não deixa escapar momentos de prazer.

A professora Irandé é enfática em sinalizar a necessidade de se aprender a construção textual na prática da revisão em conjunto com a elaboração da escrita, um ponto de destaque no livro, pois o comentário sobre a atividade de revisão às vezes fica sublimado em muitos textos tradicionais sobre a produção, escrita e leitura de textos. 

O livro estabelece uma subversão da ordem: em vez de a gramática ser o centro da aprendizagem do Português, os usos da língua, nas mais diversas situações comunicativas, passam a ser central. E claro, há um olhar atento sobre as interações conversacionais, nas formas de construção linguística das camadas privilegiadas na sociedade, mas a autora não deixa de salientar a importância de estarmos atentos às demais variedades de produção na língua portuguesa.

A aprendizagem da variação linguística das classes prestigiadas se torna imprescindível, pois as decisões tomadas a partir das  referidas classes, em termos de linguagem, influenciam a vida cotidiana das pessoas nos diversos aspectos econômicos, artísticos, sociais e educacionais, ou seja, todos precisamos entender como o poder funciona.

Irandé se posiciona contra as aulas de Português que optam por trabalhar exclusivamente com nomenclaturas e classificações enfadonhas que, cada vez mais, distanciam os aprendentes dos usos efetivos da língua. Para a autora é necessário criar outros modos de interagir em sala de aula a fim de que as pessoas se desenvolvam nos usos da língua. 

No livro A professora Irandé discute práticas que poderiam ser utilizadas em sala de aula, com enfoque nas situações de uso na vida social, o que faz da obra um texto que discute por meio de atravessamentos a teoria e a prática. 

Aula de Português é um livro técnico e político. Técnico por explorar as especificidades de usos da língua, tratando das implicações pedagógicas da educação voltada para a linguagem; é político por trazer uma visão de educação comprometida em combater as diversas formas de desigualdades próprias das relações de poder exercidas por meio da língua. 

Aulas de Português é uma obra para ser lida por todos: cidadãos, dirigentes, pais, educadores e políticos que estejam imbuídos de contribuir para melhorar a vida em sociedade. 

Até a próxima!


O que é? Aula de Português - encontro & interação {livro}
Quem escreveu? Irandé Antunes
É de qual editora? Parábola
Em que ano foi lançado? 2003 
A apresentação do livro é de quem?  Carlos Alberto Faraco



Creative Commons License
Este trabalho é licenciado sobre Creative Commons


Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.