
Gilberto Gil soube utilizar com maestria a régua e o compasso na construção de uma jornada artística, política e intelectual de tirar o fôlego. Ele produziu célebres canções para o rico acervo da música popular brasileira, fez o violão sorrir e chorar, exibindo tanto canções do próprio repertório, quanto canções de outros artistas nacionais e internacionais, além de, claro, cantar, cantar…
Junte-se a tudo isso, a jornada na cultura política, quando foi vereador de Salvador e depois ministro da cultura do Brasil: atividades estas cuja preocupação foi o bem-estar da sociedade brasileira.
Ora, ora, Gilberto Gil é o homem do discurso sobre a ladeira da Preguiça, um texto sensível sobre o cotidiano da vida metropolitana da cidade do Salvador. Ele também é o seresteiro de visão futurista que cantou em versos o mundo novo que se descortinava do cérebro eletrônico, da Lunik 9, das antenas parabólicas e da física quântica. Quanta coisa para se apreciar nesse arauto da posteridade.
E foi para assinar o próprio nome nos anais da posteridade que Gil abriu caminhos entre os imortais na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele, como um ágil passarinho, nas palavras de Geraldo Azevedo, articulou prosperidade com posteridade.
E é assim, com toda essa bagagem, que ele entra na Academia, saúda os presentes, agradece, chora, sorri e discursa de um jeito febril e apaixonado diante de toda a gente.
Um viva ao acadêmico Gil, que é cantor, compositor, político, intérprete, homem público, disposto a atuar em muitas frentes.
Até a próxima!
Pós-escrita: há ainda um longo caminho a percorrer para uma ocupação mais plural dos espaços na Academia Brasileira de Letras, pois, durante a história da Instituição, apenas três afrodescendentes ocuparam cadeira naquele lugar. Os filhos de África foram Machado de Assis, um dos fundadores da ABL, crítico e escritor, Domício Proença Filho, professor e escritor, e Gilberto Gil. E as mulheres afrodescendentes? Nenhuma ainda. Precisaremos mudar a situação.
Chegaremos lá.
O que é? Posse de Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras
Quando ocorreu? 8 abr. 2022
Onde posso assistir? Cerimônia de Posse do Acadêmico Gilberto Gil em vídeo
Onde posso ler? Texto da Cerimônia de Posse do Acadêmico Gilberto Gil
Trabalho licenciado com Creative Commons![]()
Contatos
E-mail✉ Orcid ✅ Lattes ⏹ Instagram 😀 Spotify 💽
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
