Futebol: entre a diversão e a violência

Futebol: entre a diversão e a violência
Futebol: entre a diversão e a violência

Pneus furados, brigas, espancamentos, bombas, discussões, polêmicas, cancelamentos, depredações, linchamentos, racismos, discursos de ódio, roubos, arrombamentos, atropelamentos, perseguições, assédios, homofobias, desacatos: tudo isto forma o novo cenário das partidas de futebol, transformando esses eventos em momentos de barbárie.

Tempos atrás ir a partidas de futebol era um momento para descontrair e se divertir: uma vivência do maravilhoso, de algo genuíno da cultura brasileira, o futebol era uma oportunidade para conhecer outras pessoas e relaxar.

A gente convivia com pessoas de outros times, ficava triste quando nosso time perdia e sabia lidar com as situações em que o time preferido não conseguia vencer.

Ainda hoje tenho amigos de times diferentes do meu. Quando estou com eles, entro em conversação filosófica sobre a cultura do futebol, mas essa rotina tem sido cada vez mais escassa.

A vida foi mudando e fui vendo nos estádios pessoas cada vez mais estressadas, mesmo quando o time ganhava. Do objetivo de participar da cultura do futebol para se divertir, as pessoas passaram a criar a cultura dos desencontros e desavenças. Dias desses fui convidado para ir assistir a uma partida de futebol de meu time querido, mas desconversei e  fugi da situação por meio de uma recusa polida. Sinto medo até dos torcedores do meu próprio time e evito passar nos dias de jogos nos locais em que há fluxos de torcedores. Acho tudo isto muito triste. Vestir camisa do time ou usar boné com o símbolo do time? Não é mais possível. Não consigo suportar esse lado sombrio do futebol, que se direciona para a destruição do que há de belo no humano: a capacidade de se divertir. Participar de eventos futebolísticos perdeu o sentido, pois a vida clama por paz.

Os tempos mudaram. A era hoje é a da contradição: ir a eventos de diversão para divergir; ir a eventos de violência para se divertir. Que vida louca é esta?

Até a próxima!


Creative Commons License 
Licença Creative Commons


Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.