Olhares sobre a cidade de São Salvador

Olhares sobre a cidade de São Salvador

Reunir uma lituana, um mexicano, um português, um caboverdense, uma francesa e um alemão em uma série televisiva para falar sobre Salvador é algo instigante, ainda mais quando  os estrangeiros não são atores profissionais. Este foi o grande desafio dos organizadores da série Destino: Salvador, ao trazer olhares plurais sobre a cidade secular que carrega em si todo um legado de tradição da cultura africana.

Na série temas como homossexualidade, relações entre pais e filhos, morte, mundo do box e religião se entecruzam, criando seis histórias sobre a natureza humana frente às convivências com o outro. O resultado? Um trabalho leve e gostoso de observar.

Os olhares estrangeiros têm muito a dizer sobre nós próprios, e abrir-se para esses visões externas do mundo sobre nós traz consequências para a forma como vamos reelaborando a nossa cultura e ressignificando a nossa cultura. As histórias de Destino: Salvador tratam do cotidiano de uma cidade cheia de contrastes por meio de situações inusitadas, que vão arrebatando os destinos dos envolvidos e oferecendo outras formas de ver o mundo.

Decidi assistir à série um pouco desconfiado, receoso de encontrar discursos engessados sobre as especificidades da cultura soteropolitana, mas, a cada história, fui descobrindo outras óticas para conhecer e reconhecer a riqueza cultural da capital baiana, frente a histórias de indivíduos que se prestaram a viver e conviver em Salvador. Destino: Salvador é construída no formato de histórias curtas, mediante enredos diversificados, onde a unidade temática se direciona para a formação identitária do que seja Salvador.

A série é composta de seis histórias, com a mediação de um estrangeiro em cada narrativa. No último capítulo há um pequeno relato dos bastidores da série, em que os atores estrangeiros puderam se pronunciar sobre vivências em terras estrangeiras, junto com depoimentos sobre a primeira experiência de seres atores: uma viagem sobre terras estrangeiras.

Até a próxima!


Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.