Um mapa da internet brasileira

TIC Domicílios 2022
TIC Domicílios 2022

O Brasil, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2022, possui 15 milhões de domicílios sem acesso à internet, o que atinge um contingente de 36 milhões de cidadãos. Do total de cidadãos sem acesso à internet, 29 milhões residem na zona urbana, a maioria tem até o ensino fundamental; 21 milhões são de pessoas não brancas; 27 milhões são oriundas das classes C, D e E. Outro dado interessante é que 92 milhões de brasileiros ainda acessam a internet somente pelo telefone celular. Este é um retrato dos sem acesso ao digital dentro da sociedade brasileira.

A coleta de dados para a pesquisa TIC Domicílios 2022 foi realizada em domicílios particulares permanentes com pessoas com 10 ou mais anos de idade, no período de junho a outubro de 2022, e teve como objetivo medir posse, uso, acesso e hábitos da população brasileira em relação às TIC. O trabalho abrangeu 23.292 domicílios, com 20.688 cidadãos que responderam à pesquisa. As informações globais abrangidas no estudo são uso da internet; habilidades digitais, uso de computador e celular e interação em comércio eletrônico.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no dia 16 de maio de 2023. Segundo a TIC Domicílios 142 milhões de pessoas fizeram uso diário ou quase diário da internet no Brasil e 67 milhões fizeram compras on-line.

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, realiza desde 2005 a TIC Domicílios, completando em 2023 18 anos de trabalho intenso de mapeamento das condições de usos da internet no Brasil.

Segundo o Cetic.br, a Instituição visa contribuir para “o desenvolvimento da internet no Brasil e para a construção de políticas públicas de inclusão digital. Além disso, permite que outros pesquisadores investiguem como a tecnologia pode beneficiar a vida das pessoas.”, ou seja, há rico acervo disponível para que a sociedade se conheça quando o assunto é sobre mediações sociotécnicas no digital e, quem sabe, atue de forma a lutar para a diminuição das assimetrias sociais quanto à cidadania no digital no país.

Conheça mais sobre o TIC Domicílios no site Cetic.br.

Até a próxima!


Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.