Noam Chomsky e a luta por um mundo melhor

Mídia, propaganda política e manipulação
Mídia, propaganda política e manipulação

(… ) hipócritas são aqueles que aplicam aos outros os padrões que eles se recusam a aceitar para si mesmos.

Entre as muitas buscas que faço para leitura em plataformas digitais, deparei-me com o livro Mídia: propaganda política e manipulação, de Noam Chomsky. Uma grata surpresa, que se transformou em uma leitura prazerosa.

Chomsky é um linguista estadunidense de tradição estruturalista, que desenvolveu teoria na área de linguagens sobre a gramática gerativa. Depois voltou-se para estudo e discussão de problemas relacionados às questões sociais, sendo um severo crítico da forma como os Estados Unidos fazem política interna e internacional. 

O livro se divide em três capítulos. O primeiro  é Mídia, que se ocupa em situar como a mídia atua no contexto contemporâneo. O segundo é Propaganda política e manipulação, que faz uma pequena radiografia sobre como a propaganda política foi-se construindo nos Estados Unidos e como isto repercutiu nas relações entre aquele país e as demais nações. O capítulo é dividido em seções: Os primórdios da história da propaganda política; Uma democracia de espectadores; Relações públicas,  A construção da opinião; Representação como realidade; A cultura da dissidência; Cortejo de inimigos; Percepção seletiva; A guerra do Golfo, e termina com o capítulo O jornalista marciano: como a “guerra ao terror” deveria ser noticiada, que é uma transcrição de uma palestra realizada pelo autor, que abre discussão sobre as formas como os meios de comunicação se posicionaram durante a guerra no Golfo Pérsico na década de 1990.

A sociedade mundial tem visto cada vez menos textos de Chomsky sobre a linguagem, uma vez que o pensador vem se dedicando mais aos estudos da política e à luta contra as desigualdades sociais. Desta forma ganhou um intelectual orgânico, preocupado em melhorar o mundo por meio da própria práxis. Chomsky será sempre bem-vindo no campo das ciências políticas, e que ele continue travando embates contra todas as formas de assimetrias socioculturais. A humanidade agradece.

Observação: no início do texto anotei que Chomsky é um linguista, mas é preciso complementar: ele é um filósofo social também, registre-se.

Até a próxima!

Sobre a obra
O que é? Mídia: propaganda política e manipulação
Quem escreveu? Noam Chomsky
Quando foi escrito? Em 2002; lançado no Brasil em 2013.
Quem editou? WMF - Martins Fontes
Quem traduziu? Fernando Santos 

Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.