A tríade educação, extensão e pesquisa na Universidade

A tríade Educação, Pesquisa e Extensão
A tríade Educação, Pesquisa e Extensão

O 11 de setembro de 2023 foi um dia de celebrar a educação, pois o Instituto Paulo Freire (IPT) lançou o e-book Projeto de Extensão Universitária em Movimento. O evento aconteceu às 19 horas, foi transmitido pelo Canal do YouTube da iPF.Tv e contou com a participação dos docentes e autores Andréa Alves, Andréa Kochhan, Cleonilton Souza, Janaina Abreu, Jessica Visotsky, Lúcia Guerra, Nazaré Zenaide, Mônica Firmida, Paulo Padilha, Pedro Demo, Rodrigo Mioto, Sonia Santos e Sylvia Valenzuela. Olha meu nome aí em cima, uma satisfação!

Quem não assistiu ao evento, poderá acessar a gravação no canal do IPF. O e-book também está disponível para ser baixado no Repositório do IPF.

O educador Paulo Freire já se preocupava com a relação entre as universidades públicas e a sociedade lá nos idos de 1960. Segundo o professor Moacir Gadotti, o e-book se “situa num movimento de retomada desse sonho de Paulo Freire com reflexões teóricas e relatos de experiências em torno de uma extensão universitária emancipante, crítica e popular. Uma demonstração de que esse sonho continua vivo nas práticas de educação popular, dentro e fora da universidade, construindo novos sentidos para a educação como um todo.” e cabe a nós educadores e cidadãos em geral contribuir para que o processo de articulação da pesquisa, da educação e da extensão em prol da promoção da cidadania avance, aproximando a sociedade brasileira das universidades públicas.

A minha participação no Projeto resultou na produção artigo intitulado Polêmicas contemporâneas: pesquisa, extensão e educação durante a pandemia da Covid-19. Para o leitor ter um gostinho do que foi relatado no artigo, transcrevo abaixo o resumo e a base bibliográfica do trabalho realizado. 

Resumo do Artigo

O trabalho visa contribuir para a sistematização de experiências em atividades acadêmicas de pesquisa, extensão e educação no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), na Faculdade Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período de 2020 a 2023, em ações relacionadas à pandemia do coronavírus no Brasil. A narrativa se pautou na abordagem epistêmico-metodológica da Sistematização de Experiências a partir dos estudos de Oscar Jara Holliday (2006). O relato de experiências dá indicações de um campo aberto a ser explorado quanto às interlocuções entre instituições educacionais e sociedade em prol da formação humana.

Base bibliográfica

AGÊNCIA SENADO. Desinformação e fake news são entraves no combate à pandemia, aponta debate. Agência Senado. Disponível em:

<https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/07/05/desinformacao-e-fakenews-sao-entrave-no-combate-a-pandemia-aponta-debate&gt;. Acesso em: 28 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 6. ed. São Paulo, SP: Paz & Terra, 1982.

HOLLIDAY, Oscar. Para sistematizar experiências. Trad. Maria Viviana RESENDE. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2006.

INSTITUTO PAULO FREIRE. Projeto Extensão Universitária em Movimento (Preum). Curricularização da Extensão Universitária – A extensão-pesquisa-ensino-gestão-cultura-comunicação: reflexões aproximativas, Encontro 5/7, ministrado por Paulo Roberto Padilha, Andréa Kochhann, Renato Hilário dos Reis e Roberto Gurgel. São Paulo, Instituto Paulo Freire/UniFreire, 2022.

KIEL, Ana Cristina; ASCHER, Petra. Apresentação. In: HOLLIDAY, Oscar (Ed.). Para sistematizar experiências. Trad. Maria Viviana RESENDE. Brasília, DF: BRASIL: Ministério do Meio Ambiente, 2006.

NETTO, José Paulo; FALCÃO, Maria do Carmo. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo, SP: Cortez, 1987.

PRETTO, Nelson. Polêmicas Contemporâneas. Disponível em:

<https://blog.ufba.br/polemicas/&gt;. Acesso em: 12 ago. 2022a.

PRETTO, Nelson De Luca. Polêmicas Contemporâneas: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Revista Observatório, v. 3, p. 32-55, 2017.

PRETTO, Nelson; BONILLA, Maria Helena; SENA, Ivânia. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador, BA: Edição do Autor, 2020. Disponível em: <https://blog.ufba.br/gec/files/2020/05/GEC_livro_final_imprensa.pdf&gt;. Acesso em: 18 ago. 2022.

PRETTO, Nelson. Tópicos Especiais em Educação: Educação e Pandemia [Universidade Federal da Bahia]. In: Salvador, Bahia: [s.n.]. Disponível em: <https://ava.ufba.br/&gt;. Acesso em: 1 nov. 2022b.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo, SP: Boitempo, 2020.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

THIOLLENT, Michel; ARAÚJO FILHO, Targino. Diálogos entre Michel Thiollent e Targino de Araújo Filho Sobre os Seminários de Metodologia de Projetos de Extensão (Sempe) realizados entre 1996 e 2013, p. 15-27, in Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas. Michel Thiollent, Simone Imperatore, Sonia Regina Mendes dos Santos (organizadores) – Curitiba: CRV, 2022. Disponível em https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37076-extensao-universitariaconcepcoes-e-reflexoes-metodologicas. Acesso em 27 jul. 2022.


Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.