Milton Nascimento mais do que ao vivo

Milton Nascimento ao vivo

Os dois primeiros discos (LP) que adquiri quando comecei a trabalhar foram os de Maria Bethânia (Ciclo) e Milton Nascimento (Milton Nascimento ao vivo). Sobre o disco de Bethânia já comentei algo por aqui. Agora é o momento de escrever sobre Milton Nascimento ao vivo, que neste mês de novembro completa 40 anos de lançado, um marco na história da Música Popular Brasileira.

Na capa a imagem de Milton aparece dentro de um quadro de tom escuro. Milton aparece com um sorriso leve, como se estivesse olhando para nós. No título apenas um simples Milton Nascimento ao vivo. O disco é no formato LP Long Play), um “bolachão” como eram conhecidos aqueles discos grandes, geralmente de cor preta, com 30 cm de diâmetro.

Na primeira face do disco, chamada de Um lado aparecem em uma sequência branda e comovente de músicas que mexem com o sensível: E a lua nos mostra sua face iluminada, acompanhada de o Coração de estudante, que abre passagem para A noite de meu bem, uma noite enluarada vista de uma Paisagem na janela. Em seguida a livre expressão do popular sobrevoa como um pássaro em um Cuitelinho e um Caxangá. Somos nós que entramos em estado de graça “Nos bailes da vida”.

Do Outro lado, “A terra é azul” e lá pelo Nordeste há um Menestrel das Alagoas, uma expressividade nacional de uma nação chamada Brasil, que, talvez, quem sabe, por conceber uma Canção do novo mundo sob Um gosto de sol, bem Solar, como uma homenagem Para Lennon e Mccartney. E assim o ao vivo, muito vivo, Milton Nascimento nos embriaga e nos torna mais brasileiros.

Obrigado, Milton, pelos 40 anos ouvindo esse peculiar disco ao vivo.

&&&

Bônus

No encarte do disco, uma pérola de Ferreira Gullar:

E a história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais.

Ela se desenrola também nos quintais, entre as plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas.” Ferreira Gullar {encarte do disco Milton Nascimento ao vivo, 1983}.

&&&

O que  é? Milton Nascimento ao vivo 

Quando foi lançado? 1983

Onde foi gravado? Anhembi, São Paulo, dias 1, 2 e 3 de novembro de 1983

Quanto tempo? 46:56 min

Qual é a gravadora? Barclay

Quem produziu? Marco Mazzola

Mais alguma coisa? A participação especial de Gal Costa

&&&

Até a próxima!


Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.