A simbologia do Esporte Clube Vitória

A simbologia do Esporte Clube Vitória

O EPraxe como um espaço destinado ao compartilhamento de informações sobre a cultura e o cotidiano precisa se voltar para um dos setores mais intensos da cultura brasileira, que é o futebol, por ser este um dos elementos que marcam a identidade da nação há mais de um século.

Vamos iniciar timidamente nossas conversas sobre o futebol, tecendo alguns comentários sobre o Esporte Clube Vitória, uma agremiação esportiva com 124 anos de história, nascida em área nobre da cidade de Salvador, que no final do século XX decidiu mudar de localização  de referência para ser reconhecido como integrante de um bairro periférico de Salvador chamado de Canabrava, uma área pobre da cidade, que tinha como marca um lixão no meio da localidade e que tantos problemas trouxeram àquela população.

Depois de ter construído o estádio Barradão em Canabrava, o Vitória passou a ser chamado pelos torcedores do time adversário de Barralixo, mas a agremiação continuou o projeto do estádio na periferia e de lá saíram muitas rendas para a manutenção do time até hoje.

Além de Barralixo como elemento de produção simbólica contra a agremiação, o Vitória passou a ser chamado Vicetória, pois os torcedores dos outros times achavam que era destino do time nunca ser campeão em nível nacional.

Em meio a essas construções simbólicas negativas, o Vitória vem construindo, com altos e baixos, uma jornada diferente dentro do futebol por manter-se em uma tradição de governança que não é mais valorizada pelos adeptos do transnacionalismo e do capitalismo, aos quais os times de futebol devem se subordinar a empresas multinacionais. No Vitória, os sócios têm direito a voto; eles são os torcedores. O estádio também tem de ser de propriedade do time, o que resulta em um tipo de gestão cuja renda venha de um bem próprio.

Quanto à simbologia positiva, o mascote do Vitória é um leão, símbolo de força e luta, e os torcedores adoram chamar o time de colossal e também de “nêgo”. Por falar em torcedores, o time passou por uma grave crise socioeconômica durante os últimos cinco anos, chegando ao final de 2022, com grande possibilidade de ir para a série D do campeonato brasileiro. Foi quando a torcida tomou as rédeas do jogo e motivou o time rubro-negro a sair da série C para a série B, naquele ano, se tornando campeã da série B em 2023, tendo como resultado a volta ao campeonato brasileiro da série A, que acontecerá em 2024. Isto é uma ação colossal, difícil de ser feita, que marcou significativamente a história do Leão.

A paisagem de Salvador recebeu uma chuva de gritos e júbilos dos torcedores do Vitória no final de 2023, pois houve sincronia entre os propósitos da direção do time com a força e motivação dos jogadores e o apoio da torcida. e espera-se que o ano de 2024, e os que virão depois, sejam banhados dessa sincronia, e que mais momentos felizes possam acontecer dentro do futebol baiano.

Quanto aos problemas de governança e venda dos times brasileiros a empresas transnacionais, eles ainda continuarão existindo, mas esperamos que esses acontecimentos deletérios não impeçam o desenvolvimento desse setor da cultura tão significativo para a formação do brasileiro.

P.S.: depois de ser campeão da série B, o Vitória recebeu proposta de cunho publicitário para, em troca de recursos financeiros, mudar o nome do time ou do estádio de futebol. Mas isso, caso se concretize, será tema para uma próxima publicação, 

Até!


Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.