A passagem pelos 60 anos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é adobe_express_20231126_1335430_1.png
A passagem pelos 60 anos
A passagem pelos 60 anos

Envelhecer é algo que acontece todo dia, toda hora, em todo minuto e em todo segundo. O envelhecimento é um processo tão comum que nem percebemos isto acontecendo em nós.

Mas existem as datas significativas que vão nos alertando, como nas ocasiões que completamos 60 anos, fase que marca “oficialmente” o início da velhice no Brasil.

Cheguei aos 60 anos no mês de novembro passado e optei por festejar de maneira simples, curtindo pequenas coisas, aquelas coisas que me proporcionaram momentos de felicidade na existência aqui na Terra.

Como cinema é uma das minhas paixões, fui assistir Ó Paí, Ó e refletir por meio da comicidade alguns dos problemas sociais persistentes na vida do brasileiro. 

Por falar em Ó Paí, Ó, no dia do aniversário, degustei comida baiana no bar de mesmo nome do filme, localizado no Centro Histórico de Salvador. Fiquei surpreso ao sair do restaurante com a nota fiscal do serviço prestado, uma raridade de se testemunhar em ambientes comerciais de lazer hoje em dia.

Um dia após o aniversário entrei no site da companhia de trânsito municipal para fazer o cadastro para obtenção da carteira de estacionamento do idoso, mas, uma semana depois, o processo está parado na plataforma da instituição pública. 

Outra paixão que precisava ser vivida era da música: fui ao festival República do Reggae ver Burning Spear, Edson Gomes, Ponto de Equilíbrio, Groundation. Foram seis horas de dança, muita dança.. 

No outro dia? Depois de muito tempo, tive o prazer de acordar perto das 11 horas da manhã. Leitor, isto não tem preço. 

A convivência importa! Durante o dia do aniversário curti conversas on-line com familiares, parentes e amigos, oh coisa boa.

O que vem pela frente? De agora em diante, é tempo de me preparar para o envelhecimento mais severo do corpo, procurando rejuvenescer o espírito e a mente. Também preciso relaxar mais, aceitando a situação do envelhecimento, buscando, cada vez mais, me identificar com a vida nova que se anuncia com a situação de pessoa idosa.

Até a próxima!


Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.