
Foi lançado em janeiro último o podcast Músicas de Gilberto Gil ajudam a abordar a desigualdade social em sala de aula, no canal na plataforma Spotify. O evento discutiu a utilização de canções de Gilberto Gil sobre o tema desigualdades sociais.
As conversas foram mediadas por Marcelo Abud e tiveram como interlocutores o sociólogo Mario Luis Grangeia e o educador Cleonilton Souza.
Gilberto Gil tem uma longa experiência em discutir por meio da música questões sociais de relevância para a sociedade brasileira. Isto é reflexo de todo um itinerário como cidadão e como profissional, pois ao longo da carreira Gil assumiu diversas facetas como trabalhador brasileiro. Gil exerce (ou exerceu) atividade de empresário, ministro da cultura, vereador e multiartista (intérprete, letrista, arranjador, diretor musical e criador de trilha sonora). Gilberto Gil foi estudante da Universidade Federal da Bahia, onde se formou em administração. Ele também é doutor honoris causa, além de ser um dos imortais da Academia Brasileira de Letras. A produção cultural de uma personalidade assim precisa ser estudada nos espaços da educação formal.
A extensa obra de Gil trafega por uma diversidade de temas, das tecnologias à espiritualidade; do lazer aos afetos; dos problemas sociais aos acontecimentos simples da vida cotidiana, Gil é um exímio contador de histórias.
Quanto às questões sociais, Gilberto Gil é aquele tipo de artista que sabe utilizar uma linguagem popular com sofisticação, alinhando ao fazer artístico um discurso de esperança de caráter reivindicatório, que atravessa dimensões diversas como o político e o religioso, por exemplo.
No podcast foram discutidas as canções: Procissão (1967), Nos barracos da cidade, A novidade (1994) e a Roda (1967). Boa audição.
Até a próxima!
Dados do Evento
O que é?
Podcast sobre educação
Quem organizou?
Instituto Claro
Quem coordenou o bate-papo?
Marcelo Abud
Onde ouvir?
Músicas de Gilberto Gil ajudam a abordar a desigualdade social em sala de aula
Licença Creative Commons
Leia+
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
