
A dependência excessiva das IAs para a leitura, análise e redação de trabalhos acadêmicos também pode resultar em uma falta de desenvolvimento de habilidades críticas e criativas por parte dos pesquisadores. Isto pode tornar a situação ainda mais prejudicial para estudantes universitários ou de início de carreira. O processo de construção e desenvolvimento da maturidade intelectual inclui a capacidade de elencar e concatenar ideias para a construção de artigos, trabalhos de conclusão de cursos e outros. A automação dessas tarefas pode levar à estagnação intelectual e à perda da diversidade de pensamento .
Rafael Cardoso Sampaio, Maria Alejandra Nicolás, Tainá Aguiar Junquilho e Luiz Rogério Lopes Silva
O ChatGPT e as inteligências artificiais tendem a terceirizar as principais escolhas acadêmicas. Disponível em https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2023/06/28/o-chatgpt-e-as-inteligencias-artificiais-tendem-a-terceirizar-as-principais-escolhas-academicas. Acesso em 04 mai. 2024
- Estranhas relações com as tecnologiasO texto EPraxe desta semana é sobre as estranhas relações que os humanos estabelcem com as tecnologias. Boa leitura!
- As múltiplas faces de As mortasO texto EPraxe desta semana é sobre a série As mortas. Boa leitura!
- Um período de releituras para 2026O último texto de 2025 do EPraxe é sobre releituras a serem realizadas em 2026. Boa leitura!
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.