
Portanto, rejeitamos a hipótese de que IAs são simplesmente ferramentas, a exemplo de calculadoras ou softwares de pesquisa. Vieses dos desenvolvedores e das bases de treinamentos, possibilidades de alucinação, falta de transparência de algoritmos, impossibilidade de replicação de certas respostas e outros critérios envolvidos em tais tecnologias as afastam da possibilidade de serem consideradas apenas instrumentos de pouco impacto sobre as pesquisas.
Rafael Cardoso Sampaio, Maria Alejandra Nicolás, Tainá Aguiar Junquilho e Luiz Rogério Lopes Silva em
O ChatGPT e as inteligências artificiais tendem a terceirizar as principais escolhas acadêmicas. Disponível em https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2023/06/28/o-chatgpt-e-as-inteligencias-artificiais-tendem-a-terceirizar-as-principais-escolhas-academicas. Acesso em 04 mai. 2024
- Desafios da educação no século XXIO texto EPraxe desta semana é sobre o artigo “Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação” feito por mim e o professor Nelson Pretto para a Revista Perspectiva. Boa leitura!
- Uma jornada de 27 noitesO texto EPraxe desta semana é sobre o filme argentino 27 noites . Boa leitura!
- Outras histórias sobre o BrasilO texto EPraxe desta semana é sobre a rebelião dos malês no século XIX na Bahia. Boa leitura!
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.