
A seção Pensar faz bem! traz para os leitores reflexões de diversas áreas do saber, vinculados à cultura e ao cotidiano. Uma parte significativa dos textos Pensar faz bem! é fruto das leituras que fazemos para construção dos artigos, crônicas e resenhas aqui publicados. O pensamento da quinzena é de Pier Paolo Pasolini.
Boas reflexões!
Pier Paolo Pasolini, em uma entrevista a João Lins de Albuquerque, respondeu:
E qual o maior desafio que tem diante de si?
O desafio que eu quero realizar ou o desafio que vem ao meu encontro?
O desafio de um cineasta e de um escritor de seu calibre.
O desafio maior, como sempre, é o código. O desafio do código é igual, tanto para o cineasta como para o escritor. A coisa mais difícil deste mundo é a luta contra o código, contra os hábitos, contra as convenções – linguísticas, estilísticas… Penso que tanto a vida quanto a obra de arte devem ser orientadas pela infração ao código. De certa forma, esse é o problema básico que tenho enfrentado nos meus filmes com a representação sexual. O desafio foi, portanto, tentar romper todos os códigos que regulavam essa representação.
A rigor, a arte deve ser completamente livre?
Sim. Mas não existe um mundo onde tudo é livre. O mundo está fundado sobre o código.
Em Conversações – entrevistas essenciais para entender o mundo, de João Lins Albuquerque, p. 44-45.
- Estranhas relações com as tecnologiasO texto EPraxe desta semana é sobre as estranhas relações que os humanos estabelcem com as tecnologias. Boa leitura!
- As múltiplas faces de As mortasO texto EPraxe desta semana é sobre a série As mortas. Boa leitura!
- Um período de releituras para 2026O último texto de 2025 do EPraxe é sobre releituras a serem realizadas em 2026. Boa leitura!

Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.