
No último dia 22 de agosto de 2024, publiquei no jornal Le Monde Diplomatique Brasil o artigo Por um projeto de tecnologia brasileira, onde fiz algumas reflexões sobre a construção de um projeto de construção tecnológica a partir dos modos de existir dos brasileiros.
No artigo fiz um breviário do processo histórico da construção da inteligência brasileira, tendo como centro a questão tecnológica, além de tecer alguns comentários sobre o Projeto Brasileiro de Inteligência Artificial, lançado em julho de 2024.
Discutir a questão da inteligência brasileira é fundamental, ainda mais em um tempo em que os processos de discussão sobre o desenvolvimento técnico e social das nações ficam cada vez mais circunscritos ao pensamento único de algumas nações localizadas no Ocidente.
A leitura de Por um projeto de tecnologia brasileira será bem-vinda, inclusive com os comentários, caso os leitores assim ache pertinente, pois não é mais possível interagirmos com as tecnologias na função de simples consumidores.
Até a próxima!
***
Outras informações
- O que é? Artigo Por um projeto de tecnologia brasileira
- Quem escreveu? Cleonilton Souza
- Onde foi publicado? No jornal Le Diplomatique Brasil
- Quando foi isso? Em agosto de 2024
***
- Estranhas relações com as tecnologiasO texto EPraxe desta semana é sobre as estranhas relações que os humanos estabelcem com as tecnologias. Boa leitura!
- As múltiplas faces de As mortasO texto EPraxe desta semana é sobre a série As mortas. Boa leitura!
- Um período de releituras para 2026O último texto de 2025 do EPraxe é sobre releituras a serem realizadas em 2026. Boa leitura!
- Desafios da educação no século XXIO texto EPraxe desta semana é sobre o artigo “Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação” feito por mim e o professor Nelson Pretto para a Revista Perspectiva. Boa leitura!
- Uma jornada de 27 noitesO texto EPraxe desta semana é sobre o filme argentino 27 noites . Boa leitura!
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.