
A seção Pensar faz bem! traz para os leitores reflexões de diversas áreas do saber, vinculadas à cultura e ao cotidiano. Os textos Pensar faz bem! são frutos das leituras que fazemos para construção dos artigos, crônicas e resenhas aqui publicados. O pensamento da quinzena é de John Thompson.
Boas reflexões!
A ideia de que os receptores de mensagens são espectadores passivos, esponjas, inertes que simplesmente absorvem o material jogado sobre eles, é um mito enganador que não condiz com o caráter real da apropriação, como um processo contínuo de interpretação e comparação. O mito do receptor passivo anda junto com a falácia do internalismo, é o equivalente metodológico, do lado da recepção/apropriação, da tentativa falaciosa de inferir as consequências das mensagens apenas da estrutura e conteúdo das mensagens. Se os receptores de mensagens estão envolvidos no processo contínuo de entender, eles estão também envoltos no processo contínuo de entendimento e re-entendimento de si mesmos, através das mensagens que recebem. Este processo de auto-entendimento e auto-reflexão não é um acontecimento repentino, único; é um processo gradual, que acontece lentamente, imperceptivelmente, dia após dia, ano após ano.
John Thompson, em Ideologia e cultura moderna, p. 409
- Estranhas relações com as tecnologiasO texto EPraxe desta semana é sobre as estranhas relações que os humanos estabelcem com as tecnologias. Boa leitura!
- As múltiplas faces de As mortasO texto EPraxe desta semana é sobre a série As mortas. Boa leitura!
- Um período de releituras para 2026O último texto de 2025 do EPraxe é sobre releituras a serem realizadas em 2026. Boa leitura!
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.