
Para exercerem plenamente sua cidadania, as pessoas necessitarão compreender o que são algoritmos, como ferramentas computacionais podem manipular as mídias sociais, como participar de um discurso social mediado por algoritmos, como entender as mudanças no trabalho devido à automação. Também será importante que estejam cientes da presença e das consequências das tecnologias, como a aprendizagem de máquina e a inteligência artificial em vários tipos de dispositivos e experiências cotidianas; bem como que estejam cientes das maneiras pelas quais diferentes vieses podem ser incorporados em tecnologias que influenciam decisões como sentenças de prisão, alocação de hipotecas e implantação de recurso de policiamento de bairro. A compreensão da rápida evolução da tecnologia e de como dispositivos e ferramentas digitais são cada vez mais essenciais para participação ativa na sociedade moderna também é central para esse argumento. Aqueles que não entendem completamente essas questões correm o risco de ser mais facilmente manipulados como consumidores, eleitores e cidadãos, e mais vulneráveis ao crime cibernético. Também são menos propensos a ter acesso a cargos de liderança e emprego de alto status, sendo mais provável que fiquem à margem das futuras mudanças sociais.
André Raabe, Natália Ellery Ribeiro Couto e Paulo Blikstein, em Diferentes abordagens para a computação na educação básica, p. 10-11, em Computação na Educação Básica – fundamentos e experiências
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