
(…) a Teoria tem a vantagem de gerar uma notável profusão de textos, que se comentam entre si e que se destina principalmente à comunidade de autoridade própria teoria.
(…) a Teoria termina por ser, mesmo quando a critica, uma resposta eficiente à demanda produtivista, pois sua forma preferencial de difusão é o artigo especializado, no qual se fala sobre um objeto a partir do ensaio do autor em alta, de última moda, ou a partir de uma ou outra metáfora que se descubra no objeto ou se recolha de autor reconhecido no campo da Teoria (…).
Paulo Franchetti, em Sobre o ensino de literatura, 72
A seção Pensar faz bem! traz reflexões vinculadas à cultura e ao cotidiano. Uma parte significativa dos textos Pensar faz bem! é fruto das leituras que fazemos para construção dos artigos, crônicas e resenhas aqui publicados. O pensamento da quinzena é de Paulo Franchetti, professor de língua e literatura.
Boas reflexões!
- Estranhas relações com as tecnologiasO texto EPraxe desta semana é sobre as estranhas relações que os humanos estabelcem com as tecnologias. Boa leitura!
- As múltiplas faces de As mortasO texto EPraxe desta semana é sobre a série As mortas. Boa leitura!
- Um período de releituras para 2026O último texto de 2025 do EPraxe é sobre releituras a serem realizadas em 2026. Boa leitura!
Navegue+
Outras Palavras
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.