
Entre os anos 1960 a 1970 houve uma migração significativa de artistas da música baiana que se dirigiam para o Rio e São Paulo. Dentre esses músicos é preciso destacar o movimento feito pelos cantores e compositores Antônio Carlos e Jocafi, uma dupla que levou a cultura musical baiana para o Brasil e para o mundo.
A dupla era e continua sendo muito criativa, pois das veias inventivas da dupla surgiram obras-primas em forma de trilhas sonoras de filmes e novelas, além de uma relevante coletânea de músicas em homenagem aos personagens femininos da obra literária de Jorge Amado.
Em Antônio Carlos e Jocafi houve uma forte influência afro-brasileira, com o primeiro expressando traços da cultura do candomblé e o segundo, traços do samba de roda da Bahia.
O legado da dupla está impregnado na música baiana produzida no século XXI, e músicos como Russo Passapusso conseguem expressar isso nas produções eletroacústicas que podemos ouvir em bandas como a BaianaSystem.
Antônio Carlos e Jocafi e Russo Passapusso têm uma ligação transcendente, pois quando os três estão unidos o híbrido entre o profano e o sagrado se projeta em um movimento de transformação da vida.
Ouvir Antônio Carlos e Jocafi é ouvir contemporaneidade, pois a arte construída pelos dois atravessa os tempos, instaurando diferenciadas formas de interagir com a arte.
Se o leitor ainda não conhece Antônio Carlos e Jocafi precisa conhecê-los de imediato para se contaminar com umas das coisas que o Brasil faz de melhor: a música.
Para início de conversa, por que não assistir ao Sem censura da última sexta-feira? Lá você terá a oportunidade de beber um pouco da água da cultura produzida pela dupla, em uma entrevista muito rica sobre parte da construção da arte brasileira.
Fica a dica e até a próxima!
Dados do Evento:
O que é? Sem Censura Especial Antônio Carlos e Jocafi
Quem participou? Antônio Carlos e Jocafi, Russo Passapusso Cissa Guimarães e Fabiane Pereira
Onde foi? canal YouTube da TV Brasil -
Quando foi? 29 ago. 2025
Navegue+
- Desafios da educação no século XXIO texto EPraxe desta semana é sobre o artigo “Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação” feito por mim e o professor Nelson Pretto para a Revista Perspectiva. Boa leitura!
- Uma jornada de 27 noitesO texto EPraxe desta semana é sobre o filme argentino 27 noites . Boa leitura!
- Outras histórias sobre o BrasilO texto EPraxe desta semana é sobre a rebelião dos malês no século XIX na Bahia. Boa leitura!
Sobre o processo de criação no EPraxe
Os materiais produzidos para o EPraxe, por enquanto, têm baixo nível de interferência de inteligência artificial. Na construção dos textos são utilizados os aplicativos LibreOffice, Google Documentos, Word ou o editor do WordPress; na construção de imagens são utilizados os aplicativos Canva, Keynote ou PowerPoint. Às vezes utilizamos fotos tiradas pelos próprios autores. As fotos são editadas com o aplicativo Google Fotos ou Fotos (Apple). Em alguns quadros, são utilizados comandos de formatação HTML.
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.