
No filme 27 noites uma mulher com idade acima de 80 anos é obrigada a ficar reclusa em uma casa de saúde. A reclusão dura 27 noites. Na trama os familiares da idosa a consideram em estado de demência e entram na justiça para que a mulher fique internada para avaliação.
Um perito é contratado para traçar o nível de sanidade da mulher e é quando inicia uma jornada de relações entre a cidadã e o profissional de saúde mental para que a idosa possa defender a tese de que ainda possui autonomia mental para continuar regendo a própria vida. A idosa é acusada de ter incapacidade para gerir as próprias finanças e de levar uma vida excêntrica buscando viver intensamente.
O filme 27 noites traduz para a arte as controvérsias relações políticas inerentes a todo tipo de família, ao tratar as nuances das relações de forças que há entre as pessoas quando o assunto é dinheiro.
No filme a voz do capital transita e interfere no modo como as pessoas constroem os próprios afetos, fazendo com que sentimentos como caridade e compaixão fiquem em segundo plano.
O gostoso da construção da personagem principal é que ela é idosa e se identifica como idosa, ou seja, uma pessoa que conseguiu viver mais que outras pessoas, compreende as próprias limitações e sabe aproveitar os próprios potenciais para viver melhor.
Até a próxima!
Dados do Filme
O que é? 27 noites
Quem dirigiu? Daniel Handler
Quem fez o roteiro? Daniel Hendler, Martín Mauregui, Agustina Liendo
Quem faz parte do elenco? Daniel Hendler, Marilú Marini, Humberto Tortonese, Julieta Zylberberg,Paula Grinspan e Carla Peterson
De onde é o filme? Argentina
Quanto tempo de duração? 1:48 h
Quando foi lançado? 2025
Navegue+
- Desafios da educação no século XXIO texto EPraxe desta semana é sobre o artigo “Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação” feito por mim e o professor Nelson Pretto para a Revista Perspectiva. Boa leitura!
- Uma jornada de 27 noitesO texto EPraxe desta semana é sobre o filme argentino 27 noites . Boa leitura!
- Outras histórias sobre o BrasilO texto EPraxe desta semana é sobre a rebelião dos malês no século XIX na Bahia. Boa leitura!
Os materiais produzidos para o EPraxe, por enquanto, têm baixo nível de interferência de inteligência artificial. Na construção dos textos são utilizados os aplicativos LibreOffice, Google Documentos, Word ou o editor do WordPress; na construção de imagens são utilizados os aplicativos Canva, Keynote ou PowerPoint. Às vezes utilizamos fotos tiradas pelos próprios autores. As fotos são editadas com o aplicativo Google Fotos ou Fotos (Apple). Em alguns quadros, são utilizados comandos de formatação HTML.
Descubra mais sobre Canal EPraxe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.