Um dos níveis a que um acadêmico pode chegar em uma universidade é o de doutorado. Um doutorado geralmente é realizado em um período de quatro ano, tempo para que o aspirante a doutor defenda uma tese sobre algo pouco evidente de ser percebido pela maioria das pessoas e que é relevante para a sociedade.Continuar lendo “Os doutores do cotidiano”
Arquivos mensais:janeiro 2024
O pensamento faz bem com André Raabe et al
Jamais esqueci minha meta: provocar inquietações nos receptores. Para mim é esta a tarefa do intelectual em geral, e do professor em particular: provocar zonas de subversão intelectual em seu entorno. Um dia encontrei um papel impresso sobre minha mesa com os dizeres: “My mind is made up; don’t confuse me with facts”. Foi paraContinuar lendo “O pensamento faz bem com André Raabe et al”
Pensar faz bem com Roseli Fígaro
Licenciado com Creative Commons – Leia+ Cinema Cultura TrabalhoEducação Comunicação Tecnologia Orcid de Cleonilton Souza
A experiência de um doutorado
Passei de 2020 a 2023 em um processo de pesquisa em nível de doutorado que resultou no trabalho: Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataformas: entre a adequação e a transformação, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa foi realizada, em boa parte, no período mais graveContinuar lendo “A experiência de um doutorado”
Pensar faz bem com Stuart Russell
Licenciado com Creative Commons – Leia+ Cinema Cultura TrabalhoEducação Comunicação Tecnologia Orcid de Cleonilton Souza
Minha vida em uma agenda de papel
Sou das novidades e inovações e também das coisas antigas e das nostalgias, pois o novo e o velho estão entranhados em mim e não me deixam fazer separações rígidas entre o passado, o presente e o futuro. Assim uso cotidianamente um smartphone, para a mobilidade e consultas rápidas, e um tablet para criar rascunhosContinuar lendo “Minha vida em uma agenda de papel”