Desafios da educação no século XXI

Os avanços do capitalismo
Os avanços do capitalismo

A revista Perspectiva lançou o dossiê Tecnologias digitais e Educação: entre perturbações e desafios no início de dezembro de 2025. No dossiê há o artigo Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação, de minha autoria e do professor Nelson Pretto. O artigo discute questões relacionadas à educação no contexto do início do século XXI, em que as relações sociotécnicas estão subordinadas a processos sustentados por códigos, dados e sensores. 

O texto é um convite para discutir um assunto de relevância para a época em que estamos vivendo, e o leitor poderá participar deste debate indo direto ao artigo e formulando as próprias reflexões.

Abaixo o resumo do artigo como um “aperitivo” para você, leitor, entrar na roda de conversa.

Resumo

Três   vertentes   epistêmico-metodológicas   de   construção   e   usos   de tecnologias (hardware e software) fundamentam as teorias e práticas sociais no início do século XXI. A primeira vertente se caracteriza pelo processo de  codificação  dos  diversos  objetos  técnicos  mediante  a  elaboração  de notações, via algoritmos, metadados, diagramas e modelos computacionais; a  segunda,  pela  rotulação  dos  entes,  e  dos  movimentos  destes  entes, animados    e    inanimados,    para    que    estes    sejam    mais    facilmente identificáveis;  a  terceira,  pela  produção  de  grandes  quantidades  de  dados sobre tudo o que acontece na Terra, transformando os referidos dados em insumos para produção de capital. A partir deste contexto, este trabalho se insere como atividade de cunho teórico, com base em fontes bibliográficas, de  construção  de  um  panorama  das  inter-relações  entre  educação  e sociedade,   quanto   aos   usos   sociais   das   tecnologias,   discutindo   as racionalidades técnicas sustentadas pelas ideias de construção de códigos, para  realizar  as  diversas  atividades  que  também  são  elaboradas  pelos humanos;   da   organização   de   memórias   artificiais,   dando   origem   à apropriação   de   enormes   quantidade   de   dados   por   grandes   empresas transnacionais;  da  catalogação  de  todos  os  entes  existentes  na  Terra, resultando em novas formas de sociabilidade e, em consequência, de novas formas  de  se  pensar  e  fazer  educação.  Os  resultados da  análise  teórica indicam  a  necessidade  de  realização  de  estudos  e  práticas  em  educação vinculados    ao    entendimento    dos    modos    de    existência    (ações    e significações)  produzidos  pela  racionalidade  técnica  que  afeta  a  forma como os humanos realizam sociabilidades no início do século XXI.

Até a próxima!

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Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.

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