Refazendo 50 anos

Refazenda (1975), de Gilberto Gil, completa 50 anos de lançado em 2025, e eu preciso viajar em lembranças, para recuperar momentos bem vívidos de minha existência sob a influência dessa obra gilbertiana.Minha mãe olhava pela janela para o infinito, aguardando a chegada do meu pai com algumas compras, para a família usufruir de alguns momentosContinuar lendo “Refazendo 50 anos”

The Deuce – múltiplas narrativas em uma única história

A publicação EPraxe desta semana é sobre a série The Deuce. Aqui a gente não conta a história: provoca o leitor para ir à fonte. Boa leitura! Assistir a The Deuce trouxe em mim um estado de angústia diante de uma narrativa que conseguiu traduzir uma variedade de questões sociais mediante um clima de normalidade,Continuar lendo “The Deuce – múltiplas narrativas em uma única história”

O G20 Brasil também é cultura

O G20 Brasil foi um evento organizado pelo G20 e teve por finalidade alinhar interesses econômicos, sociais, políticos e culturais das entidades que fazem parte da referida Entidade internacional, que é composta pelas 19 maiores economias do mundo, além de ter a participação da União Africana e União Europeia. Entre as pautas de discussão paraContinuar lendo “O G20 Brasil também é cultura”

A ascensão das mulheres na computação

Dizem que o Brasil está atrasado nos estudos relacionados à inteligência artificial, mas às vezes esquecemos de observar o que está acontecendo nos nossos bastidores de produção científica e de dar o crédito às cidadãs e cidadãos que labutam cotidianamente para o Brasil estar entre os protagonistas da produção de ciência aplicada no cenário global.Continuar lendo “A ascensão das mulheres na computação”

GEC – 30 anos de pesquisa sobre educação, comunicação e tecnologias

De 7 a 18 de Outubro de 2024, acontecerá o III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo, organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de discutir Educação e tecnologias digitais e ativismo digital. O evento será uma forma de comemoração dos 30 anos de existência do GEC.