Um período de releituras para 2026

Releituras em 2026
Releituras 2026

Ao encerrar um ano, as pessoas criam, geralmente, expectativas na busca de novidades para o ano vindouro, esperando construir uma jornada diferente em relação aos anos anteriores.

Pensando nisso separei umas leituras para 2026, só que não será uma leitura convencional, na verdade serão releituras, pois neste processo de buscar o novo a gente termina por acumular muitas leituras e se esquece de cultivar a leitura profunda em relação aos textos que porventura tivemos oportunidade de ler.
Entre as releituras está o livro do psicólogo Carl Jung, Psicologia do inconsciente, pois na época em que o li, percebi mudanças significativas no modo como eu lidava com a minha existência.
Um outro livro que se incorporou a minha expectativa é Análise do discurso digital, de Marie-Anne Paveau, por tratar de um tema que me é caro e que venho fazendo nos últimos anos quando participamos cotidianamente de comunicações mediadas por muitas tecnologias, o que resultou em uma forma própria de usar a linguagem humana.
Por falar em discurso, Vilém Flusser abalou minha forma de observar a maneira como o humano se comunica quando escreveu A escrita: há futuro para a escrita?, se tornando assim uma releitura fundamental.
Toda vez que releio textos de Paulo Freire fico muito incomodado sobre as coisas que estou refletindo e o que estou fazendo com as respectivas reflexões. Disto resultou a vontade de rever a obra Por uma pedagogia da pergunta, do filósofo da educação.
Ainda pensando em educação, peguei na estante para releitura o livro A estrutura do discurso pedagógico, de Basílio Bernstein. Bernstein, no texto, mergulha nas profundezas dos discursos que se apropriam de outros discursos para produzir aprendizagem, uma reflexão rara sobre Educação e Linguagem.
Não vou encher este texto com referências: há outras leituras mais para revisitação e quem sabe eu não venha a compartilhar outras revisitações durante o próximo ano.
E que venha 2026 e que seja realmente um ano de releituras.
Até daqui a pouco, pois 2026 está chegando…

Creative Commons License 
Licença Creative Commons
Leia+



Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *