Pensar faz bem com Edgar Morin – parte II

Pensar faz bem com Edgar Morin - parte II
Pensar faz bem com Edgar Morin – parte II

A seção Pensar faz bem! traz reflexões vinculadas à cultura e ao cotidiano. Uma parte significativa dos textos da Pensar faz bem! é fruto das leituras que fazemos para construção dos artigos, crônicas e resenhas aqui publicados. O pensamento da vez é de Edgar Morin, filósofo, antropólogo e sociólogo francês, falecido em maio/2026.

Boa leitura!

O pensamento científico é ainda incapaz de se pensar, de pensar sua própria ambivalência e sua própria aventura. A ciência deve reatar com a reflexão filosófica, como a filosofia cujos moinhos giram vazios por não moer os grãos dos conhecimentos empíricos, deve reatar com a consciência política e ética. O que é um conhecimento que não se pode partilhar, que permanece esotérico e fragmentado, que não se sabe vulgarizar a não ser se degradando, que comanda o futuro da sociedade sem se comandar, que condena os cidadãos à crescente ignorância dos problemas de seu destino?

Edgar Morin (1921-2026), em Ciência com consciência, p. 11

…..

…..

+Edgar Morin

…..

…..

EPraxe 20 anos – postagem 605 – desde setembro/2006


Descubra mais sobre Canal EPraxe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Cleonilton Souza

Educador nas áreas de educação, tecnologias e linguagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *